Alunos vencedores do concurso de redação viajam de trem 02/05/2011 - 16:05

As alunas Daniele Rabel dos Passos (Colégio Estadual Rio do Tigre, de Laranjeiras do Sul) e Thays Juliana de Souza (Colégio Estadual Olivo Fracaro, de Cascavel) foram as grandes vencedoras do Concurso de Redação Nos Trilhos da Ferroeste. A entrega dos troféus aconteceu neste final de semana, em Cascavel. Ao todo foram quatorze alunos finalistas que estudam em escolas dos Núcleos Regionais da Educação (NRE) de Cascavel, Laranjeiras do Sul e Guarapuava. O concurso contou com o apoio da Ferroeste.
Os alunos selecionados e os professores de Cascavel viajaram na sexta-feira (29/4) a Guarapuava e retornaram de trem no sábado. A viagem fazia parte da premiação aos autores das melhores redações. Já os vencedores de Guarapuava e Laranjeiras do Sul viajaram até Cascavel no sábado e retornam de trem no domingo pela manhã. No sábado os todos os selecionados conheceram as instalações da Ferroeste, onde almoçaram, e, mais tarde, participaram de um jantar solene, com a presença do presidente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, professores e autoridades.
PREMIAÇÃO –Os deputados federais Alfredo Kaefer e Eduardo Sciarra entregaram os certificados aos alunos vencedores e enalteceram a participação da Ferroeste na organização do concurso. Já o presidente da Ferroeste, enfatizou que o concurso torna conhecido o nome da companhia em toda a comunidade escolar.
“É uma ação positiva que divulga o nome da Ferroeste e conscientiza a população sobre a importância da companhia para o Estado. O resultado, em médio prazo, será a ajuda na conservação da linha pelos próprios moradores, que se encontram ao lado do percurso dos trilhos”, ressaltou o presidente da empresa.
O chefe do Núcleo Regional da Educação (NRE) de Cascavel, professor Vander Piaia, também destacou a importância da iniciativa da Ferroeste em promover, com o Núcleo, o concurso de redação e garante a organização da segunda edição para 2012. “Se a educação é um dever de todos, por que não receber o apoio dessa empresa estatal? O concurso estimula o interesse dos alunos pela pesquisa sobre a companhia e ainda os prepara para o vestibular, uma vez que estão colocando em prática as técnicas de redação”, ressaltou.
Para a professora Mônica Dalagnol, do NRE de Laranjeiras, a expectativa que foi criada nos alunos é positiva, além de proporcionar o conhecimento sobre a ferrovia, que é da região. “Podemos conhecer melhor este sistema de transporte, que é pouco utilizado no Brasil. Além disso, podemos fazer o passeio de trem, que é uma novidade para nossos alunos”, observa.
A aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Gildo Aluízio Shuck de Laranjeiras, Bruna Refoso (17 anos), escreveu o artigo “A riqueza sobre trilhos”. “Fiz uma pesquisa sobre a economia do Paraná e descobri que realmente a base econômica do estado é o agronegócio e que a Ferroeste é extremamente importante para viabilizar este setor, uma vez que o transporte é mais barato”, explicou, lembrando que os professores incentivaram a sua participação.
Já a aluna do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olivo Fracaro, em Cascavel, Simone Siqueira (17 anos), afirma que o passeio foi melhor do que esperado. “Além do conhecimento adquirido pelo trabalho, realizei um sonho de criança, que era viajar de trem. Foi muito bom!”, afirmou.
Para a aluna da 6ª série do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professora Dulce Maschio de Guarapuava, Meizlenny Ribeiro Nascimento (11anos), o passeio foi uma experiência diferente. “Participei pelo aprendizado e não imaginava ser uma finalista. O conhecimento que adquiri foi importante”, diz.
O concurso teve duas modalidades: a narrativa de aventura, para as séries finais do Ensino Fundamental, e o artigo de opinião, para o Ensino Médio. A seleção das redações foi realizada por uma banca examinadora composta por professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), coordenada pela professora Carmen Teresinha Baumgartner. Também foi realizado sorteio de duas vagas para os professores que participaram do concurso. Os contemplados foram: a professora Sandra Teixeira da Rocha, do Colégio Estadual Pacaembu de Cascavel, e o professor Fábio Lúcio Zanella, do Colégio Estadual Duque de Caxias de Corbélia.
O objetivo do concurso era o de estimular a escrita e o estudo da história da Ferroeste tendo em vista os vinte e três anos de criação da ferrovia, em 15 de março, data do lançamento do concurso, e de celebrar o Dia do Ferroviário (30/04), quando foram feitas as premiações.

PREMIADOS POR NÚCLEO
NRE Cascavel
Categoria Ensino Médio - Artigo de Opinião:
1º Lugar - Vivian Fernanda W. Rodrigues - Carlos Argemiro Camargo - Capitão
2º Lugar - Estefeli Schmitt - Pacaembu - Cascavel
3º Lugar - Simone Machado Siqueira - Olívio Fracaro - Cascavel

Categoria Ensino Fundamental - Narrativa:
1º Lugar - Thays Juliana E Souza - Olívio Fracaro - Cascavel
2º Lugar - Caroline Fernanda Duarte - Duque De Caxias - Corbélia
3º Lugar - Lyandra Cristina Bosi - Pacaembu - Cascavel
4º Lugar - Marcos Vinícius Bernal Brandão - Carlos Gomes – Iguatu

NRE Guarapuava
Categoria Ensino Fundamental - Narrativa:
1º Alinieli Cristiane Alves dos Santos, Colégio Estadual César Stange – Guarapuava.
2º Karina Prokopiuk, Coléigio Estadual César Stange – Guarapuava.
3º Meizlenny Ribeiro do Nascimento, Professora Dulce Maschio – Guarapuava.
4º Jhenifer Maier, Professora Dulce Maschio – Guarapuava.

NRE Laranjeiras do Sul
Categoria Ensino Médio - Artigo de Opinião:
1º Bruna Kaczuk Refosco, Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck - Laranjeiras.
2º Daniele Rabel Dos Passos, Colégio Estadual Rio Do Tigre - Laranjeiras.
3º Franklin da Luz, Colégio Estadual Da Vila John Kennedy - Quedas Do Iguaçu.

Alunas são recepcionadas no Terminal da Ferroeste e recebem premiação. Fotos: Jorge Woll.