Areeiro reduz tempo de parada de locomotivas
19/12/2013 - 14:34
Já está em operação o equipamento chamado areeiro, instalado no terminal da Ferroeste em Guarapuava, que automatiza o abastecimento de areia nas locomotivas. A areia é utilizada nos trens para aumentar o atrito entre os rodeiros e os trilhos.
A instalação do areeiro agiliza o processo de abastecimento, reduz o ciclo das locomotivas, e melhora a produção da ferrovia. O equipamento, construído com mão de obra própria, também traz benefícios para os trabalhadores do terminal.
Antes do areeiro os sacos de areia que pesam, em média, 35 quilos, eram carregados pelos colaboradores para abastecimento dos tanques. Como um trem pode ter várias locomotivas e cada uma delas tem quatro tanques de areia, com capacidade de 140 quilos cada um, a operação de carregamento braçal se tornava lenta e cansativa.
Agora o material que chega de caminhão é transportado do areeiro por correias, e apenas um funcionário é capaz de abastecer os compartimentos de areia das máquinas, manuseando uma mangueira.
A areia é utilizada pelas locomotivas sempre que é preciso aumentar o atrito e manter a tração das máquinas na subida de rampas ou em situações de chuva. A medida evita que os rodeiros deslizem sobre os trilhos, forçando os motores de tração.
As locomotivas possuem um sistema automático para liberar areia nos rodeiros, o que também pode ser feito manualmente pelo maquinista quando necessário.
A instalação do areeiro agiliza o processo de abastecimento, reduz o ciclo das locomotivas, e melhora a produção da ferrovia. O equipamento, construído com mão de obra própria, também traz benefícios para os trabalhadores do terminal.
Antes do areeiro os sacos de areia que pesam, em média, 35 quilos, eram carregados pelos colaboradores para abastecimento dos tanques. Como um trem pode ter várias locomotivas e cada uma delas tem quatro tanques de areia, com capacidade de 140 quilos cada um, a operação de carregamento braçal se tornava lenta e cansativa.
Agora o material que chega de caminhão é transportado do areeiro por correias, e apenas um funcionário é capaz de abastecer os compartimentos de areia das máquinas, manuseando uma mangueira.
A areia é utilizada pelas locomotivas sempre que é preciso aumentar o atrito e manter a tração das máquinas na subida de rampas ou em situações de chuva. A medida evita que os rodeiros deslizem sobre os trilhos, forçando os motores de tração.
As locomotivas possuem um sistema automático para liberar areia nos rodeiros, o que também pode ser feito manualmente pelo maquinista quando necessário.