Estado quer apoio do governo federal para Ferroeste e infraestrutura 07/12/2011 - 14:10

O governador Beto Richa entregou nessa terça-feira (06) uma série de pedidos à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, durante encontro realizado no Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo Richa, o Paraná quer fortalecer a parceria com o governo federal para a realização de novas obras e programas.
Um dos tópicos discutidos foi a extensão da Ferroeste. O governador pediu à ministra apoio para apressar a execução dos estudos de viabilidade da extensão da Ferroeste até Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Beto Richa disse que este é um projeto importante não apenas para o Paraná, mas para o desenvolvimento social e econômico de toda uma região do país.
Richa explicou que a construção da ferrovia também vai beneficiar o Centro-Oeste do Brasil, criando empregos e atendendo o setor produtivo. Com fretes mais baixos os custos da produção agrícola, que poderá ser escoada pelo Porto de Paranaguá, serão mais baratos. Segundo o governador, o terminal será readequado e vai ter aumentada sua capacidade de cargas e de grãos para atender a futura demanda
“É um projeto de fundamental importância esse investimento em infraestrutura ferroviária no Paraná e Mato Grosso do Sul, região do país com grande movimentação de cargas e produção agrícola”.
A ministra informou ao governador que o projeto está atrasado mas que no início do ano o relatório final deverá ser concluído e apresentado pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa estatal responsável pelas obras em ferrovias.
Outro tema na área de infraestrutura foi a construção do contorno ferroviário de Curitiba. Nesta questão, Richa e Gleisi acertaram que o Estado e a prefeitura da capital vão reapresentar o projeto para o governo federal. “A ministra se mostrou muito interessada no encaminhamento desta proposta”, disse o governador após o encontro.
Também foi discutida a construção da terceira pista do aeroporto Afonso Pena. Richa comunicou a Gleisi que assinou nesta semana um decreto que declara de utilidade pública três áreas no entorno no terminal. Ficou acertado que haverá um grupo de trabalho, formado pelo governo estadual, União e prefeitura de São José dos Pinhais, encarregado de agilizar a obra. “A primeira medida é fazer a regularização das áreas e a retirada dos moradores”, disse o governador.
Richa também defendeu uma emenda proposta pela bancada federal paranaense que assegura R$ 170 milhões do orçamento da União para obras de ampliação e reequipamento do Porto de Paranaguá (com AEnotícias e Rádio Palácio/Juliane Silva).