Ferroeste atenderá estágio de formação de mecânicos ferroviários 24/05/2011 - 17:30

A Ferroeste e a Secretaria de Estado da Educação firmarão um convênio para a formação de técnicos em mecânica e eletromecânica ferroviária, informou nesta terça-feira (24) o presidente da empresa, Maurício Querino Theodoro. “A parceria será o embrião de um objetivo mais amplo, que é a preparação de mão de obra especializada na área ferroviária para atender a demanda que será criada com a construção dos novos ramais da Ferroeste”, explicou.
A parceria vai permitir a formação prática de alunos da rede pública, que, através do convênio, poderão fazer um estágio supervisionado nas oficinas da Ferroeste, em Guarapuava. O curso vai atender os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Francisco Carneiro Martins, de Guarapuava. O convênio prevê a formação de técnicos em eletromecânica com uma carga de até 40 horas semanais.
Segundo o presidente da Ferroeste, inicialmente serão oferecidas vagas para a formação de três técnicos em mecânica ferroviária e de outros três técnicos em eletromecânica ferroviária. “A oferta de vagas irá aumentar até a conclusão das obras de expansão da ferrovia”, disse Theodoro.
“Esse convênio vai atender uma área carente de profissionais”, ressalta o presidente da Ferroeste, “e se constitui em um exemplo de integração entre empresa e escola”. Nessa primeira etapa, de acordo com Theodoro, “começarão a ser preparados mecânicos especializados” para trabalhar na atividade ferroviária, seja no serviço público, futuramente, seja na iniciativa privada.
O convênio dará condições à instituição de ensino de conceder estágio obrigatório a seus alunos, atendendo exigências pedagógicas e legais. Para acompanhar o estagiário, a Ferroeste indicará um funcionário do seu quadro de pessoal com formação ou experiência profissional na área, que fará a orientação e supervisão do estagiário.
EDITAL: ABERTURA
Em relação à expansão da ferrovia, Maurício Querino Theodoro lembrou que a Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa vinculada ao Ministério dos Transportes, já lançou edital de concorrência a fim de contratar empresa especializada para elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) dos novos ramais da Ferroeste, interligando Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá.
O presidente da Ferroeste informou ainda que nessa quarta-feira (25), em Brasília, serão abertas as propostas das empresas interessadas no projeto. O recebimento das propostas ficou marcado para o auditório do 16º andar do Edifício Palácio da Agricultura, localizado no Setor Bancário Norte, Quadra 01, Bloco F, Brasília. O preço total máximo estabelecido para a execução do estudo do projeto (lote 2) é de R$ 6.524.274,33.

Últimas Notícias