Ferroeste comemora 28 anos de atividade sobre trilhos com novos ativos em operação
14/03/2016 - 15:50

A Ferroeste completa 28 anos de atividades nesta terça-feira, 15, com a entrada em operação de novos ativos e de recordes de produção. No mês do aniversário, a empresa está recebendo o último lote dos 400 vagões negociados no ano passado, quando foram adquiridas também cinco novas locomotivas de maior potência. 
"Comemoramos esta data com recorde na produção do fluxo interno, fechando este primeiro bimestre 90% superior ao mesmo período de 2015. Esta melhoria é fruto dos investimentos que o Governo do Paraná fez na Ferroeste", disse o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho. Para o secretário, os resultados desse ano irão surpreender, em função do aumento da produção.
Com os novos equipamentos, a produção da Ferroeste, em fevereiro, com ativos próprios, foi a melhor da história. Nesse período, a empresa movimentou perto de 100 mil toneladas úteis. Em janeiro, a empresa já havia aumentado a produção em 143%, no trecho Cascavel-Guarapuava, em relação ao mesmo período do ano passado. 
A Ferroeste também comemorou, em março, pela primeira vez, a formação de quatro trios de trens, da frota própria, sendo tracionados ao mesmo tempo na malha ferroviária. "Estamos aproveitando ao máximo a nossa capacidade, atendendo as demandas do setor produtivo do Oeste do Paraná. Com o aumento do transporte da safra, ajudamos a reduzir o custo Paraná, aumentando a renda do produtor paranaense", disse o presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo.
Segundo a companhia, o investimento de R$ 5 milhões, em novos vagões e locomotivas, com o apoio do Governo do Estado, foi decisivo para melhorar os números da produção. Com uma gestão voltada para resultados, nesses últimos anos a companhia liquidou pendências econômicas, reinvestiu em infraestrutura e se modernizou para melhor atender os clientes e produtores do Oeste do Paraná.
HISTÓRIA
A Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. – Ferroeste é sociedade de economia mista que tem no Governo do Paraná seu maior acionista. A empresa foi constituída, no papel, em 1988. Três anos depois, em 1991, a Assembleia Legislativa sancionou lei que autorizava o Poder Executivo a efetivar sua participação acionária na empresa.
A construção foi iniciada em março de 1991 e o tráfego de trens na ferrovia de 248,6 quilômetros, entre Guarapuava e Cascavel, teve início em 1996. A obra, feita com recursos do Estado, custou US$ 360 milhões e foi executada em parceria com o Exército.
A Ferroeste escoa parcela importante da produção agrícola do Oeste do Paraná, principalmente grãos (soja, milho e trigo), farelos e contêineres frigorificados, com destino a empresas do Centro do Estado e ao Porto de Paranaguá.
No sentido da importação, a empresa transporta principalmente insumos agrícolas, adubo, fertilizante, cimento e combustíveis. A orientação básica da Ferroeste é reduzir os custos logísticos do escoamento da produção e oferecer tarifas baratas.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias