Ferroeste é discutida em conversa entre Beto Richa e Dilma Roussef 06/04/2011 - 15:20

O governador Beto Richa teve uma reunião reservada nesta terça-feira (5/04) com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília. Os dois discutiram formas de investimento do governo federal no Paraná. “A presidente nos acolheu muito bem e se mostrou interessada em ajudar o nosso Estado, principalmente nas áreas de segurança pública e infraestrutura”, afirmou Richa após o encontro, acompanhado pela ministra do Planejamento, Mirian Belchior, que disse que diversos pedidos encaminhados pelo Estado nos últimos meses já foram distribuídos para que os ministérios respondam às solicitações.
Na reunião, o governador agradeceu a atenção da presidente no rápido encaminhamento para a contratação do estudo de viabilidade técnica e econônomica para a extensão da Ferroeste de Cascavel a Maracaju (MS) e no apoio para recuperação do Litoral do Estado. “Já temos R$ 25 milhões garantidos”, disse Richa.
Boa parte da conversa se concentrou no tema de combate ao crime organizado e à violência, principalmente na fronteira. A presidente se comprometeu a implantar um projeto piloto na região de Foz do Iguaçu, que vai envolver as forças de segurança pública do Paraná e do Mato Grosso do Sul e as Forças Armadas e o uso do Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) para patrulhamento da região.
A presidente disse que nos próximos dias o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, estará de volta ao Paraná para dar sequência à implantação do primeiro Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Estado, que funcionará em Foz do Iguaçu para coordenar operações nas fronteiras com o Paraguai e Argentina. Richa também pediu apoio da União para acabar com a superpopulação nas delegacias e cadeias do Estado.
“Senti na presidente uma disposição muito firme de cooperar com o Paraná”, disse o governador, ressaltando que a presidente garantiu que vai atuar junto com o governo do Estado em obras de infraestrutura. “Ela compreendeu que temos muitas necessidades, principalmente para recuperar o tempo perdido com o Porto de Paranaguá. Faltava entendimento e diálogo entre o Estado e a União. Agora não falta mais ”, destacou o governador Beto Richa. A presidente garantiu que o governo federal também pode ajudar o Estado a desenvolver os projetos de dragagem e ampliação do cais do terminal de Paranaguá.
Outro tema debatido na reunião entre Richa e Dilma foi a habitação. O governador afirmou que o Paraná projeta construir 100 mil casas nos próximos quatro anos e pediu o apoio do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal para levar o programa adiante. "Há dois anos o Estado não firma convênios com a Caixa para a construção de moradias. Queremos retomar isso rapidamente para reduzir o déficit habitacional no Paraná", disse Richa. "Fizemos boas parcerias com o Lula quando eu era prefeito de Curitiba e quero repetir isso agora no governo com a Dilma" (AEN).

Foto:
Governador Beto Richa durante audiência com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Brasília, DF, 05/04/2011 Foto: Roberto Stuckert Filho/PR