Ferroeste lança edital para uso de áreas no terminal de Cascavel
01/05/2013 - 16:40

A Ferroeste publicou edital de licitação para permissão de uso de áreas no terminal de cargas de Cascavel. A concorrência pública (nº 01/2013) é dirigida a empresas interessadas em construir instalações de transbordo rodoferroviário e armazenagem provisória de cargas no terminal da Ferroeste. A data da abertura das propostas é 10 de junho.

Segundo o presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araujo, a Permissão Onerosa de uso das áreas permitirá que as empresas vencedoras da licitação construam seus próprios terminais. A contrapartida das empresas será em locomotivas e/ou vagões, além do compromisso de transportar volumes mínimos anuais pela Ferroeste.

A Ferroeste espera arrecadar pelo menos R$ 4,9 milhões na contrapartida pela ocupação dos 34 hectares - distribuídos em oito áreas, além de seis locomotivas e 111 vagões. Serão selecionadas as propostas de maior oferta entre os interessados qualificados.

Bresolin Araujo explica que a ocupação das áreas, através da seleção de propostas, visa atrair investidores privados que tenham interesse em expandir seus negócios no Oeste do Paraná. “Por outro lado, esses contratos irão viabilizar recursos financeiros para a empresa”, diz ele.

A contrapartida em locomotivas e vagões vai aumentar a frota e permitir ampliar os volumes transportados pelo modal ferroviário na região Oeste. A ocupação das áreas não acarretará ônus à companhia. Ao final da vigência dos contratos, as instalações e investimentos realizados reverterão ao patrimônio da ferrovia.

As empresas vencedoras da licitação, entre outras providências, devem elaborar os projetos e, também, providenciar a construção das instalações de transbordo e armazéns de cargas para suas atividades. O contrato é pelo prazo de 25 anos, prorrogáveis. O edital e seus anexos estão disponíveis no banner “Licitações” do site da Ferroeste (www.ferroeste.pr.gov.br)

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias