Ferrovia vai causar grande impacto no MS 01/07/2011 - 17:01

A Câmara Municipal de Maracaju foi palco da audiência pública “Maracaju nos trilhos do desenvolvimento – Ferroeste/Ferrovia Norte-Sul”, na quinta-feira, 9 de junho. Empresários, estudantes, parlamentares e autoridades lotaram o plenário para discutir o traçado das ferrovias que devem passar por Mato Grosso do Sul.
A audiência foi requerida pela Câmara dos Vereadores e contou com o apoio da prefeitura e deputado estaduais e federais do MS.
São duas as ferrovias com projetos para Mato Grosso do Sul. A Ferroeste pretende instalar trilhos ligando Maracaju/Dourados/Mundo Novo (MS) a Guaíra/Cascavel (PR). A obra está incluída na planilha de prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já a Ferrovia Norte-Sul estuda a implementação de um trecho ligando Panorama (SP) a Maracaju/Porto Murtinho (MS).
Ambos os projetos estão sob a responsabilidade da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, empresa pública controlada pelo governo federal e ligada ao Ministério dos Transportes com a atribuição de fazer o planejamento econômico e administrativo de engenharia ferroviária, decidir sobre a viabilidade dos projetos e ainda pode receber da União outros encargos para o incremento da malha ferroviária.
No dia 26 de maio, durante outra audiência pública, em Dourados (MS), o superintendente de projetos da Valec, Bruno Roque de Oliveira, disse que as obras de implantação do traçado ferroviário ligando Dourados (MS) à Cascavel (PR) devem ser iniciadas até o segundo semestre de 2012. Os demais trechos ainda estão em estudo. (Com o Correio do Estado – MS)