Fórum Futuro 10 diz que ferrovia é projeto preferencial para o Paraná 13/05/2015 - 15:20

O Fórum Permanente Futuro 10, que reúne as principais lideranças do Paraná, em mais uma reunião destinada a aperfeiçoar o Plano Estadual de Logística e Transportes do Paraná (Pelp) para o ano de 2035, destaca a prioridade que deve ser dada ao projeto ferroviário entre Maracaju (MS) e Paranaguá, que passa pela Ferroeste.
“Se falarmos em termos de rodovias e ferrovias, as demandas são as mesmas de 30 anos atrás”, afirma João Arthur Mohr, membro da câmara técnica do Fórum e do conselho de infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), uma das entidades que participam do grupo.
A ferrovia que liga Maracaju (MS) a Paranaguá ainda é considerada como a obra preferencial no modal ferroviário, mas permanece no fim da fila dos estudos de viabilidade técnica do governo federal. O plano das lideranças estaduais é focar na execução de um trecho entre os 1.100 km totais da ferrovia, que liga Curitiba ao litoral.
O objetivo das reuniões é oferecer subsídios ao poder público para as obras consideradas prioritárias no Paraná para as próximas décadas. O novo plano deverá ficar pronto em julho.
As entidades querem agora sensibilizar lideranças políticas em Brasília para pressionar pelas obras no estado. “Na próxima fase, vamos envolver o poder público legislativo nas discussões e passar nos ministérios para fazer a divulgação das nossas demandas”, afirma o representante da Fiep (Informações da reportagem de Talita Boros Voitch, publicada na Gazeta do Povo. Confira matéria completa no endereço: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/forum-futuro-10-discute-novo-plano-de-obras-para-o-pr-9fzqym1w5xbgpn2btsqirrljy )

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias