Fórum elogia mobilização no Paraná e destaca projeto ferroviário 02/02/2012 - 17:30
Integrantes do Fórum Permanente Futuro 10, que reúne 16 entidades representativas de classe, se encontraram nesta quinta-feira (02/02), na sede da Ocepar, em Curitiba, para fazer um balanço das ações realizadas em 2011 e traçar uma linha de ação para este ano.
Um dos destaques da reunião foi a constatação de que a construção de ramais ferroviários ligando Cascavel (Ferroeste) até Maracaju no Mato Grosso do Sul e também Guarapuava (Ferroeste) ao Porto de Paranaguá faz parte do leque de projetos contemplados em programas da União.
"O Fórum tem feito um trabalho extraordinário, pois, por meio dele, chegou-se a uma mobilização inédita no Estado. Hoje há uma forte sintonia entre a sociedade organizada, representada pelo Fórum, e os governos estadual e federal, em relação aos projetos que precisam ser executados no Estado", disse Guilherme Cunha Pereira, vice-presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) e coordenador do conselho diretivo do Fórum.
Segundo ele, são poucas as divergências em relação aos investimentos que o Estado precisa na área de infraestrutura de portos, aeroportos, ferrovias e rodovias. "Chegou-se a um amadurecimento grande, por outro lado, percebemos que a realização dos projetos é mais complexa do que imaginávamos, então, o principal desafio para 2012 é criar mecanismos para garantir que de fato os projetos sejam realizados. E para que isto ocorra, ainda há um longo caminho pela frente", disse.
EMPREENDEDORISMO - Além da infraestrutura, o Fórum Futuro 10 andou muito bem no ano passado em relação ao consenso do que o Estado precisa nas áreas de inovação e empreendedorismo. "Esta é outra linha de trabalho que começa com força em 2012", disse Cunha Pereira.
As entidades que integram o Fórum Futuro 10 são: Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae), Instituto de Promoção e Desenvolvimento (IPD), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fetranspar, Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Movimento Pró-Paraná, Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná (OAB-PR), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), Associação Comercial do Paraná (ACP) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).
FÓRUM II – Projetos começam a se transformar em ações efetivas. O tema principal da reunião do Fórum Futuro 10, realizada na manhã desta quinta-feira (02/02), na sede da Ocepar, em Curitiba, foi o mesmo que dominou a maior parte das discussões no ano passado: os gargalos na infraestrutura do Paraná.
Convidado para falar sobre o assunto, o consultor de infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep/PR), Mário Stamm, fez uma balanço dos pedidos feitos pelo Fórum no âmbito do Orçamento Geral da União de 2012 e no Plano Plurianual (PPA) 2012/2015. "O objetivo foi mostrar, por modais, quais as solicitações que fizemos e de que forma isto foi contemplado dentro do Orçamento e do PPA", resumiu.
FERROVIAS - A boa notícia fica por conta do modal ferroviário. "Obtivemos um importante sucesso em termos de PPA, pois há uma dotação orçamentária de R$ 2,5 bilhões para aplicação ao longo dos próximos anos na construção de dois trechos ligando Cascavel (PR) a Maracaju (MS)", contou Stamm. Da mesma maneira, o trecho de Guarapuava até Paranaguá foi incluído no PPA, com uma previsão de receber R$ 1,5 milhão em investimentos. "Isto permite antever a formação de um eixo partindo do Mato Grosso do Sul, passando por Guaíra e Cascavel, e caminhando para Paranaguá", frisou.
Em relação às rodovias, Stamm disse que alguns projetos também começam a se transformar em ações efetivas, a exemplo da BR 163, que foi incluída no PPA. "No entanto, em 2012 haverá a necessidade de um trabalho mais específico junto ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, para que os pleitos do Paraná possam ser encaixados no orçamento de 2012. O orçamento do Dnit é de aproximadamente R$ 15 bilhões, então, temos que trabalhar bem isso, identificando exatamente as principais prioridades do Estado e fazendo a solicitação por recursos", afirmou (Com Informe PR Cooperativo da Ocepar).
Um dos destaques da reunião foi a constatação de que a construção de ramais ferroviários ligando Cascavel (Ferroeste) até Maracaju no Mato Grosso do Sul e também Guarapuava (Ferroeste) ao Porto de Paranaguá faz parte do leque de projetos contemplados em programas da União.
"O Fórum tem feito um trabalho extraordinário, pois, por meio dele, chegou-se a uma mobilização inédita no Estado. Hoje há uma forte sintonia entre a sociedade organizada, representada pelo Fórum, e os governos estadual e federal, em relação aos projetos que precisam ser executados no Estado", disse Guilherme Cunha Pereira, vice-presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) e coordenador do conselho diretivo do Fórum.
Segundo ele, são poucas as divergências em relação aos investimentos que o Estado precisa na área de infraestrutura de portos, aeroportos, ferrovias e rodovias. "Chegou-se a um amadurecimento grande, por outro lado, percebemos que a realização dos projetos é mais complexa do que imaginávamos, então, o principal desafio para 2012 é criar mecanismos para garantir que de fato os projetos sejam realizados. E para que isto ocorra, ainda há um longo caminho pela frente", disse.
EMPREENDEDORISMO - Além da infraestrutura, o Fórum Futuro 10 andou muito bem no ano passado em relação ao consenso do que o Estado precisa nas áreas de inovação e empreendedorismo. "Esta é outra linha de trabalho que começa com força em 2012", disse Cunha Pereira.
As entidades que integram o Fórum Futuro 10 são: Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae), Instituto de Promoção e Desenvolvimento (IPD), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fetranspar, Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Movimento Pró-Paraná, Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná (OAB-PR), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), Associação Comercial do Paraná (ACP) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).
FÓRUM II – Projetos começam a se transformar em ações efetivas. O tema principal da reunião do Fórum Futuro 10, realizada na manhã desta quinta-feira (02/02), na sede da Ocepar, em Curitiba, foi o mesmo que dominou a maior parte das discussões no ano passado: os gargalos na infraestrutura do Paraná.
Convidado para falar sobre o assunto, o consultor de infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep/PR), Mário Stamm, fez uma balanço dos pedidos feitos pelo Fórum no âmbito do Orçamento Geral da União de 2012 e no Plano Plurianual (PPA) 2012/2015. "O objetivo foi mostrar, por modais, quais as solicitações que fizemos e de que forma isto foi contemplado dentro do Orçamento e do PPA", resumiu.
FERROVIAS - A boa notícia fica por conta do modal ferroviário. "Obtivemos um importante sucesso em termos de PPA, pois há uma dotação orçamentária de R$ 2,5 bilhões para aplicação ao longo dos próximos anos na construção de dois trechos ligando Cascavel (PR) a Maracaju (MS)", contou Stamm. Da mesma maneira, o trecho de Guarapuava até Paranaguá foi incluído no PPA, com uma previsão de receber R$ 1,5 milhão em investimentos. "Isto permite antever a formação de um eixo partindo do Mato Grosso do Sul, passando por Guaíra e Cascavel, e caminhando para Paranaguá", frisou.
Em relação às rodovias, Stamm disse que alguns projetos também começam a se transformar em ações efetivas, a exemplo da BR 163, que foi incluída no PPA. "No entanto, em 2012 haverá a necessidade de um trabalho mais específico junto ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, para que os pleitos do Paraná possam ser encaixados no orçamento de 2012. O orçamento do Dnit é de aproximadamente R$ 15 bilhões, então, temos que trabalhar bem isso, identificando exatamente as principais prioridades do Estado e fazendo a solicitação por recursos", afirmou (Com Informe PR Cooperativo da Ocepar).