Governo Federal confirma ferrovia Cascavel-Porto de Rio Grande 20/03/2013 - 16:30
O governo federal pretende iniciar em 2014 as obras da Ferrovia do Frango (ou Ferrovia Leste-Oeste), que ligará Chapecó ao Porto de Itajaí, em Santa Catarina. A informação foi dada, na última sexta-feira (15/03), por Bernardo Figueiredo, presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), durante o Fórum Parlamentar Catarinense, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis (SC).
Segundo o presidente da EPL, outras duas obras já estão confirmadas, a ferrovia que ligará São Paulo (SP) a Porto Alegre (RS), passando por Mafra (SC) e a construção de trilhos que ligarão Cascavel (PR) a Rio Grande (RS), que passará por Chapecó (SC) e Erechim (RS). “O governo federal pretende construir uma malha nova para Santa Catarina, que conectará o estado a São Paulo, Nordeste e terá ligação pelo Oeste, com o Mato Grosso, indo até Belém (PA)”, completou.
Sobre a Ferrovia do Frango, “queremos licitar esta obra até o fim do ano, para iniciá-la já em 2014, pelo modelo de concessão pública”, explicou Figueiredo, ressaltando que o mesmo processo será utilizado para a Ferrovia Litorânea que interligará os portos de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul às cidades de Maracajá, no sul de Santa Catarina, e Mafra, no norte do estado.
Segundo o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, os problemas logísticos de Santa Catarina causam até US$ 80 bilhões em perdas todos os anos. “Só conseguiremos manter nossa competitividade se criarmos meios para o transporte de cargas por ferrovias”.
Para o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, a construção dessas ferrovias é muito importante para manter a competitividade econômica do estado. “Vamos somar forças para fazer rapidamente, sob risco de comprometer a competitividade do estado, principalmente no agronegócio”.
Segundo o presidente da EPL, outras duas obras já estão confirmadas, a ferrovia que ligará São Paulo (SP) a Porto Alegre (RS), passando por Mafra (SC) e a construção de trilhos que ligarão Cascavel (PR) a Rio Grande (RS), que passará por Chapecó (SC) e Erechim (RS). “O governo federal pretende construir uma malha nova para Santa Catarina, que conectará o estado a São Paulo, Nordeste e terá ligação pelo Oeste, com o Mato Grosso, indo até Belém (PA)”, completou.
Sobre a Ferrovia do Frango, “queremos licitar esta obra até o fim do ano, para iniciá-la já em 2014, pelo modelo de concessão pública”, explicou Figueiredo, ressaltando que o mesmo processo será utilizado para a Ferrovia Litorânea que interligará os portos de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul às cidades de Maracajá, no sul de Santa Catarina, e Mafra, no norte do estado.
Segundo o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, os problemas logísticos de Santa Catarina causam até US$ 80 bilhões em perdas todos os anos. “Só conseguiremos manter nossa competitividade se criarmos meios para o transporte de cargas por ferrovias”.
Para o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, a construção dessas ferrovias é muito importante para manter a competitividade econômica do estado. “Vamos somar forças para fazer rapidamente, sob risco de comprometer a competitividade do estado, principalmente no agronegócio”.