Governo elabora termo sobre ramal ferroviário entre o Paraná e Mato Grosso do Sul 23/02/2011 - 16:17

O grupo paranaense que foi instituído pelo ministro dos Transportes para estudar a ampliação do ramal ferroviário interligando os estados do Paraná e Mato Grosso, esteve reunido na segunda-feira (21), com o secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi.

A reunião, em Curitiba, serviu para os integrantes da equipe tomarem as primeiras iniciativas no sentido de elaborar o termo de referência, já autorizada pelos governadores, que contemplará os dois novos ramais e que deverá ficar pronto em 30 dias.

Participaram da reunião de trabalho, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; o diretor-presidente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro; o diretor do IAP/DIRAN, Paulo Barros e os deputados federais Eduardo Sciarra (DEM) e Osmar Serraglio (PMDB).

“Neste nosso primeiro encontro, depois de Brasília, dia 16, começamos definir estratégias de apresentação do traçado ferroviário que será apresentado a equipe do governo do Mato Grosso do Sul”, informa Cassio Taniguchi.

Outros integrantes do grupo de estudos são o secretário de Planejamento do governo do Mato Grosso do Sul, Carlos Menezes; os diretores-gerais do Dnit, Luís Antônio Pagot; da ANTT, Bernardo Figueiredo; e o presidente da Valec, José Francisco das Neves. Uma das decisões já tomadas pelo grupo, na primeira reunião geral, em Brasília, foi que os estudos de viabilidade para a execução da obra serão contratados pela estatal Valec.

Segundo o presidente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, a previsão para a entrega do estudo encomendado pelo ministro é abril. Em relação à dotação de recursos para o projeto da ferrovia, segundo ele, "já existe perspectiva para investimentos em 2012", uma vez que parte da expansão já está contemplada no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).


                                       Integrantes paranaenses do grupo instituído pelo Ministério dos Transportes.
                                                                                                                                             Matéria e foto: SEPL

Últimas Notícias