Lideranças apóiam extensão da Ferroeste 24/02/2011 - 14:48

Lideranças políticas do Oeste do Paraná estão otimistas com a retomada do projeto de expansão da Ferroeste depois da audiência dos governadores Beto Richa (PR) e André Puccinelli (MS) com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, no último dia 16 de fevereiro. O ministro instituiu um grupo de trabalho para estudar a viabilidade da construção de um ramal da Ferroeste ligando Cascavel (PR) a Maracaju (MS) e outro ligando Guarapuava ao Porto de Paranaguá.
O deputado federal Alfredo Kaefer disse que tem “trabalhado nessa proposta desde 2007”, quando foi eleito para a Câmara Federal. “Agora encontramos o respaldo do governador Beto Richa”. Kaefer disse que o ramal interligando os dois Estados envolve “além dos governadores, dezenas de prefeitos”. Para ele, a ferrovia “vai facilitar e baratear o transporte de cargas”. Segundo o deputado, a intenção é lançar o edital de licitação do projeto ainda no primeiro semestre deste ano. “Serão 350 quilômetros de trilhos que certamente resultarão em desenvolvimento econômico e social”.
Já o deputado estadual Ademar Traiano considera que “a continuidade das obras da Ferroeste é um sinal de grandeza e de visão de vanguarda do governador Beto Richa no sentido de melhorar a economia paranaense”. Traiano observou que os dois estados estão “entre os maiores produtores de grãos do mundo”, acrescentando: “a Ferroeste será a mola propulsora, ligando Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, que com isso será grandemente alavancado”. O deputado aproveitou para cumprimentar a nova direção da Ferroeste. “Não tenho a menor dúvida de que a diretoria, presidida pelo Maurício Querino Theodoro, vai fazer, e já está fazendo, um excelente trabalho”, concluindo: “a Ferroeste será uma prioridade deste governo”.
Também Leonardo Paranhos, deputado estadual, considera a extensão da Ferroeste "extremamente importante para o desenvolvimento econômico do estado, em especial da região Oeste”. A concretização do projeto, segundo ele, uma antiga reivindicação do setor produtivo, “caracteriza um avanço significativo na infraestrutura do Paraná, setor priorizado pelo governador Beto Richa, que adota um novo modelo e um novo estilo de governar, apostando no diálogo com o Governo Federal e ouvindo os diversos setores da sociedade".