Luzes do WikiLeaks (Coluna do Celso Nascimento) 11/05/2011 - 13:30

Luzes do WikiLeaks 1
Uma revelação do WikiLeaks, aquele site de um jornalista australiano que tem revelado segredos de Estado do mundo inteiro, acendeu algumas luzes na Secretaria dos Transportes e Logística do governo paranaense. O WikiLeaks informou que o governo dos Estados Unidos está entusiasmado com a confirmação da existência de grandes reservas de minério de ferro e nióbio no Mato Grosso do Sul, ainda não exploradas, de propriedade da Vale. Ora, pensaram os técnicos da secretaria paranaense, esse minério precisará ser exportado!
Luzes do WikiLeaks 2
Nesse caso, então, nada melhor do que o trajeto ferroviário mais curto em direção a um porto não congestionado. Este trajeto seria a sonhada extensão da Ferroeste de Cascavel em direção ao Mato Grosso do Sul, que, além da soja que poderia trazer para Paranaguá, poderia trazer também os minérios para o projetado porto do Mercosul (ou Ponta do Poço, em Pontal do Paraná) – um empreendimento do empresário paranaense João Carlos Ribeiro que só não foi implantado porque o governo Requião foi competente em criar as dificuldades de praxe.
Luzes do WikiLeaks 3
O interesse norte-americano, segundo os telegramas secretos revelados pelo WikiLeaks, está no fato de o minério de ferro do MS ser um dos mais puros do mundo. Além disso, o nióbio brasileiro – essencial na fabricação de aços especiais – só é, na prática, encontrado apenas no Brasil, que agora tem suas reservas conhecidas multiplicadas.

Últimas Notícias