Ministro apóia construção de novos ramais da Ferroeste 19/04/2011 - 17:25

Durante entrevista a uma emissora de rádio de Curitiba, esta semana, o paranaense Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, disse que o Governo Federal está disposto a financiar, como sócio, a construção das novas linhas da Ferroeste.
“Já estive com o governador Beto Richa umas três vezes, depois de sua posse”, informou o ministro. A primeira foi para uma reunião com o ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, em Brasília. “Fomos discutir vários projetos, principalmente o que diz respeito à Ferroeste”, sublinhou, lembrando que entre os presentes ao encontro estava “Pepe Richa”, secretário da Infraestrutura e Logística do Paraná.
O tema Ferroeste voltou a ser pauta de conversas entre o ministro e o governador do Paraná em nova reunião, em Brasília, com a presidenta Dilma Rousseff. “Foram apresentados vários projetos em que o governo do Estado tem interesse”, disse Paulo Bernardo, obras que, por sua vez, também “o governo Federal tem interesse em construir”.
O ministro das Comunicações lembrou que o projeto que estende a Ferroeste até o Mato Grosso do Sul, atende aos municípios de Dourados e Maracaju, “que, na verdade, são o centro da produção agropecuária daquele Estado”.
O tema da ferrovia voltou a ser discutido com o governador do Paraná na tarde de segunda-feira (18), segundo a notícia. O custo da ferrovia está estimado em R$ 3 bilhões, de acordo com a jornalista Joice Hasselmann, da BandNews, a quem a entrevista do ministro foi concedida.
VALEC – A disposição do Governo Federal em participar da ampliação da Ferroeste ficou demonstrada no começo de abril com a publicação do edital com os termos da concorrência para a contratação da empresa que vai elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) dos novos ramais. O edital é da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa do Governo Federal, que está alocando R$ 6.5 milhões para a realização do estudo.
O projeto contempla a adequação e implantação da ligação ferroviária de Maracaju, no Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, com extensão de 1.116 km. O edital também contempla a implantação da extensão da Ferrovia Norte-Sul, no trecho de Panorama, em São Paulo, ao Porto Rio Grande, no Rio Grande do Sul, para o qual foi alocado mais R$ 8.3 milhões com vistas ao estudo de viabilidade. Os recursos são do Orçamento Geral da União.

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