Núcleos regionais de Educação e Ferroeste criam concurso de redação que dará viagem de trem 14/03/2011 - 17:30

Os Núcleos Regionais de Educação de Cascavel, Laranjeiras do Sul e Guarapuava, em parceria com a Ferroeste, lançam nesta terça-feira, 15, um concurso de redação para celebrar os vinte e três anos de criação da ferrovia paranaense. O concurso é dirigido para os alunos do ensino fundamental e médio. A Ferroeste comemora 23 anos de fundação no dia 15 de março de 1988. O concurso também procura destacar o Dia do Ferroviário, que é comemorado no dia 30 de abril, data da premiação.
Com o objetivo de estimular a escrita e o estudo da história da ferrovia, o concurso terá duas modalidades: narração – para as séries finais do Ensino Fundamental, e artigo de opinião – para os alunos de Ensino Médio. Os vencedores serão premiados com uma viagem de trem no trecho Cascavel-Guarapuava, operado pela Ferroeste.
Para participar do concurso, serão selecionados sete alunos das escolas do Núcleo de Cascavel, quatro de Guarapuava e três do núcleo de Laranjeiras do Sul. Haverá ainda uma seleção, entre os catorze alunos finalistas, para escolher os dois que receberão o troféu de grandes vencedores do prêmio. Os professores que orientarem os alunos nas redações participarão de sorteio para concorrer a vagas no passeio.
O Naipe (Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas) e o Núcleo Regional de Educação informam que o prazo máximo para a entrega das redações é 8 de abril, uma sexta-feira, e que a viagem para os vencedores e a entrega dos troféus, em Cascavel, depois do passeio de trem será no dia 30 de abril.
FERROESTE – A Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. – Ferroeste, sociedade de economia mista do Governo do Paraná, foi criada em 15 de março de 1988 e sua construção foi iniciada em 15 de março de 1991. A empresa detém a concessão para construir e operar uma ferrovia entre Guarapuava e Dourados, no Mato Grosso do Sul, e outros trechos necessários, servindo os produtores do Oeste e extremo Oeste paranaense, o Mato Grosso do Sul, Paraguai e norte da Argentina.
A ferrovia paranaense foi construída pelo governo do Estado, em parceria com o Exército, entre 1991 e 1994, e custou US$ 360 milhões. O primeiro trecho implantado, Guarapuava-Cascavel, tem 248,6 quilômetros. Privatizada em dezembro de 1996, a Ferroeste foi retomada pelo governo em 18 de dezembro de 2006.
Pelos trens da empresa são escoados principalmente grãos (soja, milho e trigo), farelos e contêineres, com destino ao Porto de Paranaguá. No sentido importação, a ferrovia transporta insumos agrícolas, adubo, fertilizante, cimento e combustíveis.

___________________________________________
OUTRAS INFORMAÇÕES:

NAIPE (Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas)
Núcleo Regional de Educação
Professores Vinícius ou Márcia