Obras de terminal de transbordo estão adiantadas na Ferroeste 02/03/2011 - 13:41

Dentro das ações da Ferroeste para ampliar a movimentação de cargas em 2011, o presidente Maurício Querino Theodoro, reuniu-se ontem com representantes da AB AgroBrasil, em Cascavel, quando foi informado que o cronograma de obras da nova unidade de transbordo da cerealista no terminal ferroviário está em fase adiantada. A obra é resultado de um contrato de cessão de área para operações de recebimento e escoamento de grãos dentro do terminal, resultado de um processo de chamamento público aberto pelo governo do Estado em 2010.
“Nosso parceiro da região Oeste”, disse Theodoro, “quer iniciar as primeiras operações até setembro deste ano”. É prevista uma área construída de 6.920 m², distribuída em silos, moegas e escritórios. O investimento da cerealista é de R$ 18 milhões, em uma área total de 50 mil m². O projeto está dividido em três etapas, sendo que o prazo médio para a conclusão dos trabalhos é de três anos.
Segundo informações da empresa, a primeira etapa do projeto contempla as instalações de carga e descarga de grãos, secos e classificados, que são enviados para a unidade de recebimento e transbordo. Na segunda fase será feita a carga, descarga, secagem e classificação de grãos e na última fase será concluído o complexo industrial para recepção, beneficiamento, armazenagem e expedição de grãos da empresa e de terceiros.
As obras, que se encontram na primeira etapa, contam atualmente com 36 trabalhadores fazendo a terraplanagem, alvenaria, concretagem e montagem das estruturas metálicas e silos. A obra já conta com quatro silos tipo pulmão, modelo 48x15, fundo cônico, com 19 metros de altura e capacidade 35 mil sacas ou 2.100 toneladas. Faltam aproximadamente 30% das obras civis para o término dessa fase, que contempla uma moega para dois tombadores, com capacidade aproximada de 300 toneladas, e dois tombadores para bitrens com 2.100 metros, faltando somente fixá-los no local.
O barracão de abrigo para a moega e tombadores, os elevadores, e a balança ferroviária com caixa de carregamento e minimoega de 19 metros para caminhões e trens estão com suas estruturas de alvenaria prontas necessitando apenas as instalações finais. As duas balanças rodoviárias para bitrens, medindo 25 metros cada, estão prontas e instaladas. Após a conclusão das três etapas da obra a capacidade total de movimentação de grãos da unidade ficará em 300.000 toneladas de grãos e irá gerar 20 empregos diretos.

Legenda
Obras da unidade de transbordo de cerealista, no Terminal da Ferroeste, em Cascavel, estão adiantadas (Foto: divulgação AB AgroBrasil).

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