Paraná trabalha na melhoria da infraestrutura para agronegócio 10/08/2011 - 13:44

“Estamos trabalhando para melhorar as condições de transporte da porteira para fora. O amparo público e o desenvolvimento da infraestrutura são fundamentais para o agronegócio”. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (8) pelo secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, durante a abertura da 11ª edição da Agroleite, evento promovido pela Cooperativa Castrolanda e que reúne de 8 a 12 de agosto o setor leiteiro no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro.
Fazendo um prognóstico da atuação de sua pasta, Richa Filho ressaltou que as metas de governo para as rodovias, para a FERROESTE e para o Porto de Paranaguá, quando forem alcançadas, serão a base para um grande salto produtivo no Estado. “Nossa economia vai crescer, com redução de custos, e melhoria na qualidade de vida da população”, apontou.
O potencial produtivo da região dos Campos Gerais, que além da Castrolanda, conta com a atuação de grandes cooperativas, como a Batavo e Carambeí, foi destacado pelo secretário, que falou para 400 produtores, no Fórum da Agricultura, sobre as oportunidades que estão se abrindo para o segmento, graças à inserção do Paraná e do Brasil em um novo patamar econômico cada vez mais internacional.
As cooperativas dos Campos Gerais reúnem cerca de dois mil associados e geram mil e 500 empregos diretos, com um faturamento superior a R$ 2 bilhões, contribuindo significativamente para o desempenho estadual.
Atualmente, o Paraná é o terceiro maior produtor de leite do país. Apenas a produção de leite na Castrolanda, que comemora 60 anos, cresceu 8,7% no primeiro semestre deste ano, e passou de 460 mil litros/dia para 500 mil litros /dia.
PORTO – Nesta segunda-feira pela manhã (8) foi a vez do diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese, falar aos produtores da Agroleite 2011. Fregonese ressaltou a necessidade de parceria entre as classes produtivas e a classe política.
“A sociedade deve estar permanentemente atenta para que suas reivindicações chegue ao governo”, afirmou Fregonese. “O porto é de todos”, acrescentou, convidando os produtores paranaenses a conhecer os terminais marítimos do Estado. “Interação entre governo e setor produtivo: essa é a intenção do governador Beto Richa”, salientou.
A Agroleite reuniu 500 participantes, 120 expositores de diversos segmentos do agronegócio e 98 criadores, que trouxeram cerca de 700 animais das raças holandesa, jersey, pardo-suíça e simental, além de técnicos e profissionais da área. A expectativa dos organizadores é superar o público do ano passado, que chegou próximo a 50 mil pessoas, ultrapassando a barreira de R$ 28 milhões em negócios, superior a 2011.
A atração principal desta terça-feira (9) é o Troféu Agroleite 2011, que premia os melhores produtores/empresas numa solenidade, às 20 horas, no Memorial da Imigração Holandesa. Concorrem 24 setores concorrem. A Agroleite tem entrada gratuita. Uma das novidades deste ano é a decoração holandesa. A imigração dos holandeses completa 100 anos dos Campos Gerais.
Participaram das atividades da Agroleite 2011, juntamente com o secretário Richa Filho, o presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg, o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e o prefeito de Castro, Elias Fadel Junior. (Foto: Ivan Bueno)