Projeto executivo do novo ramal Cascavel-Guaíra será entregue à Valec 04/03/2011 - 17:30

O presidente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, informou nesta sexta-feira, 4, que depois do Carnaval irá a Brasília entregar à Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias (empresa estatal responsável pela construção e exploração de infraestrutura ferroviária), o projeto executivo, já existente, do ramal ferroviário que vai ligar Cascavel, no Oeste do Estado, a Guaíra, município paranaense na divisa com o Mato Grosso do Sul.
Theodoro também informou que no mesmo dia deve entregar à Valec o estudo complementar da linha ferroviária que unirá Guaíra (PR) a Maracaju (MS). O presidente da Ferroeste adiantou ainda que pretende entregar sugestão de traçado para outro trecho ferroviário, dentro do território paranaense, fundamental para a logística da região. “Trata-se da nova conexão entre Guarapuava e o Porto de Paranaguá”, explicou.
VALEC
Também a Valec vai publicar, depois do Carnaval, segundo matéria publicada em seu site, o edital para contratar a empresa que fará o estudo de viabilidade e de traçado do ramal da Ferroeste ligando Cascavel a Guaíra, no Paraná, e Guaíra a Maracaju, no Mato Grosso do Sul, passando por Dourados.
A afirmação foi feita pelo diretor de Obras da Valec, Fernando de Castilho, e Cassio Ramos, superintendente financeiro, ao deputado federal Edson Giroto (MS) e ao secretário de Estado de Meio Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) daquele Estado, Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes.
Os representantes do Mato Grosso do Sul fazem parte do grupo especial para estudar a viabilidade das novas linhas da Ferroeste, criado no mês passado pelo Ministério dos Transportes, e que é integrado ainda pelo governo do Paraná, Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e Valec


Últimas Notícias