Secretário do Planejamento fala a cooperativas sobre as prioridades e menciona Ferroeste 21/06/2011 - 17:10

O secretário de Estado do Planejamento, Cássio Taniguchi, esteve reunido, na manhã desta terça-feira (21/06), com os presidentes e demais representantes das entidades que compõem o Fórum Permanente Futuro 10, na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. Convidado a discutir questões relativas à infraestrutura, Taniguchi abordou as estratégias delineadas pelo governo do Estado para promover o desenvolvimento do Paraná, de forma integrada. "Tivemos a oportunidade de apresentar, em primeiríssima mão, aquilo que já desenvolvemos em termos de projetos e de estudos, mais estudos do que projetos, e, certamente, o apoio que o Fórum prestar ao governo será fundamental para viabilizarmos a execução desses projetos. O que nos interessa é a ação e vamos partir imediatamente para isso", disse Taniguchi.
De acordo com o secretário, o governo já definiu vários investimentos na área de infraestrutura. Em relação ao Porto de Paranaguá, ele apontou três prioridades. A primeira é a duplicação da capacidade da correia transportadora, por onde os grãos são escoados para os navios. "Esse é o principal ponto de estrangulamento do porto. Também precisamos melhorar os acessos. Há necessidade de ampliar o pátio de automóveis e existem ainda estudos para melhorar a atracação de navios de turismo", frisou. Ferroviário - Em relação às ferrovias, Taniguchi destacou o trecho que vai do Oeste do Paraná até Paranaguá. "A ligação Cascavel - Guarapuava - Paranaguá é fundamental no sentido de superarmos o estrangulamento do nosso sistema de transporte ferroviário. A interligação posterior, de Cascavel a Guaíra e de Guaíra a Maracaju, no Mato Grosso do Sul, constitui uma segunda fase. A Valec já está elaborando esses estudos de viabilidade técnica e ambiental e assim que eles estiverem prontos, vamos buscar financiamento para a implantação desse trecho tão importante para a economia paranaense", afirmou.
Rodoviário - Quando às rodovias, o secretário do Planejamento informou que obras de trechos federais estão em andamento em parceria com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e que estão incluídas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) I e II. Ele lembrou que recentemente foi aprovado o licenciamento ambiental para o início das obras da BR 487, conhecida como estrada da Boiadeira. "Há uma perspectiva muito boa de termos ampliada a nossa malha viária e, com isso, vamos criar novos caminhos, novas alternativas para que os produtores e aqueles que utilizem o sistema rodoviário tenham condições de trafegar em segurança", disse. "Além disso, nós temos todo o programa rodoviário estadual, cujo montante vai chegar a mais de R$ 1 bilhão, e que vai buscar interligar os municípios que ainda não possuem ligação pavimentada com a malha viária principal e, ao mesmo tempo, criar condições para que novas alternativas sejam implantadas o mais rápido possível", acrescentou.
Origem - O secretário explicou ainda que os recursos que serão investidos nas rodovias estaduais serão originários de orçamento próprio do governo e também por meio de Parcerias Público Privada (PPP), "que é uma modalidade que nós temos para implantar um volume de investimentos dessa natureza", disse Taniguchi. Ainda de acordo com ele, o valor destinado aos demais modais ainda está sendo levantado. O secretário explicou que o governo pretende aumentar a capacidade de investimento, reduzindo custos e buscando novas fontes de recursos. "Precisamos melhorar o nível de investimento do Estado. Só para se ter uma ideia, 85% das receitas estaduais estão vinculadas com a saúde,com a educação e segurança, sobrando 15% para custeio e para investimento, ou seja, nesse setor, os recursos são relativamente muito baixos, não chegando a R$ 1 bi por ano. A ideia é reduzir custos, ampliar a capacidade de investimento. Esse é o nosso objetivo principal. Também vamos buscar recursos externos, com o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico), para complementação desses investimentos", disse.
Pedágio - Sobre o pedágio, Taniguchi afirmou que o governo está negociando com as concessionárias no sentido de se chegar a um acordo por meio do diálogo. "Não adianta brigar porque é bobagem. Nós vamos tentar chegar a um entendimento de maneira que possamos reduzir os valores e ajustar os investimentos que estavam programados para que a população tenha condições melhores de tráfego nas nossas estradas", completou.
Estudos de viabilidade - Segundo o secretário, agora será iniciada a fase mais demorada do processo ligado à implementação das ações do governo estadual ligadas à infraestrutura e logística, que é a elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. "Depois que eles forem concluídos, passaremos à elaboração final de engenharia. Mas esperamos lançar, muito brevemente, esses projetos ou, pelo menos, os estudos", concluiu.
Fórum Futuro 10 - Ao final da reunião do Fórum Futuro 10 Paraná ocorrida na manhã desta terça-feira, o coordenador do Conselho Executivo, Rogério Mainardes, disse que, a partir de agora, será construído um plano de ação com a participação de todas as entidades representativas do Fórum. No início do encontro com o secretário do Planejamento, ele lembrou que o Fórum Futuro 10 atua com foco em quatro prioridades: Infraestrutura, Educação, Empreendedorismo e Inovação e Gestão Pública. Também ressaltou que, no mês de abril, as lideranças que o compõem já haviam se reunido com o governador Beto Richa e, posteriormente, com o próprio Taniguchi e demais secretários de Estado, como José Richa Filho, da Infraestrutura; Marcelo Cattani, da Comunicação Social; e Ricardo Barros, da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. "Isso mostra a força dessa parceria entre o governo e a sociedade civil, representada pelo Fórum Futuro 10, e que está proporcionando uma troca de ideias realmente construtiva, salientou ainda o coordenador do Conselho Gestor do Fórum Permanente Futuro 10, Guilherme Doring Cunha Pereira.
O Fórum Permanente Futuro 10 Paraná é composto por 15 entidades representativas (ACP, Faciap, Faep, Fecomércio, Fetranspar, Fiep, IBQP, IEP, IPD, MPPR, OAB, Ocepar/Fecoopar, RPC, Sebrae/PR e UFPR). A reunião desta terça-feira reuniu os membros do Comitê Executivo e do Conselho Diretivo, entre eles, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski; o presidente da Fecomércio, Darci Piana; o presidente da Faep, Ágide Meneguette; o presidente da Fetranspar, Luiz Anselmo Trombini; o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Zaki Akel Sobrinho; Jaime Sunie, presidente do Instituto de Engenharia do Paraná; o presidente do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli; o vice-presidente da Fiep, Hélio Bampi; Jonel Chede, do Movimento Pró-Paraná e o vice-presidente da ACP, Sinval Lobato Machado. A OAB foi representada por Rodriguo Pironti A. de Castro e o IPD por Carlos Alberto Globber.
Após o evento do Fórum Futuro 10 foi realizada, na sede do Sistema Ocepar, a reunião do Grupo G8, que congrega oito federações empresariais do Paraná (Faciap, Ocepar, Faep, Fecomércio, Fiep, Fetranspar, ACP e Fampepar). No encontro, os dirigentes discutiram os pontos apresentados pelo secretário Taniguchi, entre outras questões (Por assessoria de imprensa da Ocepar).

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