Secretários dos estados do Codesul reforçam luta pela ferrovia Norte-Sul 04/04/2011 - 14:45

Os secretários de Infraestrutura dos estados que integram o Conselho de Desenvolvimento do Sul (Codesul) – RS, SC, PR e MS – querem participar mais diretamente das discussões em torno do projeto e do traçado da segunda etapa da ferrovia Norte-Sul, que irá ligar São Paulo até o Rio Grande do Sul, passando pelo Oeste e Sudoeste do Paraná.

A necessidade de unir esforços para ganhar força política nas discussões de pautas comuns do Codesul foi consenso entre os secretários, na reunião realizada em Porto Alegre. Além do secretário José Richa Filho, participaram do encontro os secretários Beto Albuquerque (Rio Grande do Sul) e Valdir Cobalchini (Santa Catarina).

Entre as ações definidas, que serão apresentadas na primeira reunião do Codesul, na próxima segunda-feira (04), com a presença dos três governadores do Sul e do governador do Mato Grosso do Sul, está a criação de uma comissão permanente, coordenada pelos secretários estaduais de Infraestrutura, com a finalidade de acompanhar e definir com o governo federal o traçado em cada um dos estados. O traçado deve ser definido de acordo com as vocações regionais e interesses produtivos de cada estado, defendem os secretários.

PNLT - O primeiro passo será garantir a inclusão do trecho no Plano Plurianual e no Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT). Para isso, os secretários pretendem ir a Brasília para obter o apoio da presidente Dilma Rousseff e do Ministério dos Transportes.

O secretário de Infraestrutura do Paraná, José Richa Filho, lembrou que o grupo está atento aos prazos para a inclusão do projeto no Plano Plurianual. Já o secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Valdir Cobalchini, destacou que a reunião foi um passo importante. “O crescimento dos nossos estados tem de ser interligado, não podemos pensar separadamente, afirmou (AEN).