CREA pede construção de ferrovia entre Campo Mourão e Paranaguá 28/03/2012 - 14:30

Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Associação Regional dosEngenheiros e Arquitetos de Campo Mourão e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, entregaram, na manhã desta sexta-feira (23), ao presidente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, um Estudo Básico de Desenvolvimento Regional (EBDR), realizado pelas entidades em 2011.
O trabalho foca a importância da construção de uma ferrovia que ajude o escoamento da produção agrícola de Campo Mourão para Paranaguá. “Temos a maior cooperativa agroindustrial do mundo, que é a Coamo, e uma grande produção em toda a região. No entanto sofremos uma forte limitação, que é o escoamento. As estradas não são duplicadas e não há outros meios de transporte alternativos”, fala o presidente da Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Mourão, Engenheiro Júlio César Teixeira Campanha.
O EBDR enfatiza o fato do transporte ferroviário apresentar diversas vantagens em relação ao rodoviária, como a redução do custo do transporte entre os portos e as unidades produtoras do interior do país. “O Brasil precisará fazer este investimento para reduzir cada vez mais o custo com transporte, permitindo, assim, que suas mercadorias tenham preços mais competitivos no mercado internacional”, ressalta Campanha.
“Há um grande potencial para os produtores locais aumentarem a exportação”, diz Campanha, lembrando que o setor produtivo primário será diretamente beneficiado, assim como toda a economia das cidades próximas, uma vez que a agricultura é a principal geradora de renda na região.
Ferrovia Norte- Sul
Conforme Campanha, o Governo Federal lançou recentemente um edital de licitação de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para construção da ferrovia Norte Sul, que ligaria os extremos do Brasil. Inicialmente a região de Campo Mourão seria contemplada.
Conforme Campanha, o projeto possui o apoio da Ferroeste. “O diretor presidente da Ferroeste concordou com nosso EBDR, pois o potencial de mercado dos produtores locais e da COAMO é interessante para a Ferroeste”, disse.
O CREA-PR, Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Mourão e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão buscam apoio político e empresarial para a consolidação desses planos. “A mobilização é no sentido de incentivar os deputados a conseguirem a liberação de uma parte das obras, que já possui projeto para a Ferroeste, ligando Cascavel até o Mato Grosso do Sul, e viabilizar o projeto da Ferrovia ligando Campo Mourão até Laranjeiras do Sul, bem como a ligação de Guarapuava até o porto de Paranaguá”, explica.